HISTÓRICO DA UNIDADE ESCOLAR

Aos vinte e três dias do mês de agosto de mil novecentos e oitenta e cinco foi inaugurada a Escola Municipal de Educação Infantil Marialice Mencarini Foracchi, com a presença do Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de São Paulo Mário Covas, Excelentíssima Senhora Secretária Municipal de Educação Professora Doutora Guiomar Namo de Melo, da Senhora Delegada Regional de Educação da DREM 2 Midori Sano, representantes da Sociedade Amigos de Bairro do Jardim Três Corações e das Autoridades. A Unidade Escolar iniciou o atendimento aos alunos a partir do dia vinte e seis de agosto de mil novecentos e oitenta e cinco, funcionando em três turnos, com 147(cento e quarenta e sete) alunos. Criada pelo Decreto n.°21.110 de 19/07/1985 como Escola de Educação Infantil Jardim Três Corações – A.R Santo Amaro –DREM 2. O Decreto n.° 21.190 de 02/08/1985, dispõe sobre a denominação de Escola Municipal de Educação Infantil Marialice Mencarini Foracchi.

PRATA DA CASA


Sou Kátia Clarindo da Silva.
Tive a privilegiada oportunidade de fazer parte do período inaugural da EMEI Marialice Mencarini Foracchi, que durou de agosto de 1985 até dezembro de 1986.
O meu primeiro dia de aula foi muito esperado por mim e minha família. A ansiedade era tanta, que ao entrar na escola fiquei encantada com o parque e todas aquelas crianças juntas. Não tive problemas em ficar na escola. Fui para a sala e escolhi meu lugar. Tudo estava indo muito bem até que a professora Ângela propôs uma atividade de desenho, fiquei angustiada.  Eu sabia desenhar, mas nunca tinha desenhado com giz de cera. Comecei a chorar...
Lembro claramente da professora acalmando o meu choro. Percebendo a minha timidez e insegurança, foi até a minha mesa, pegou a minha mão e me incentivou a desenhar. A produção parecia uma cabeça peluda, mas ela achou bonita e eu sorri, sentindo-me acolhida. Até hoje tenho sensações boas com o cheiro do giz de cera!
Brincadeiras e joelhos ralados faziam parte do meu cotidiano no parque.  Lá tive meu primeiro contato com grama, amarelinha, gira-gira, escorregador e tanque de areia. Lembro-me com saudade deste palco de inúmeras explorações, corridas e descobertas da minha infância...
As diversas atividades propostas pela professora faziam com que eu adorasse a escola. A comidinha deliciosa era feita com muito amor e carinho. Faltar era palavra proibida na minha casa, somente em caso de doença. Era muito difícil imaginar o dia-a-dia sem a minha querida professora. Desenho, recorte e colagem, além do maravilhoso parque e do contato com meus amiguinhos, eram fundamentais para meu bem estar infantil.
Um dia, durante uma roda de leitura, a professora contou a história
“Maria vai com as outras” de Sylvia Orthof, que era sobre a vida das ovelhinhas que não tinham opinião própria. Foi uma leitura muito importante para minha vida, pois nunca esqueci da lição que aprendi, mal sabia eu tantas outras que viriam com o tempo.
         Ensaios de eventos como festas juninas e de Natal eram momentos de muita alegria e empolgação. Músicas, passos marcados com os colegas, risos e brincadeiras, alguns “tombinhos”... Tudo isso deixava a escola ainda mais interessante. Emociono-me ao lembrar das apresentações e da formatura, eventos fantásticos e muito esperados pelos pais e alunos.
O contexto maravilhoso da educação infantil me deixou com marcas inesquecíveis, dentre elas: o acolhimento, as atividades, as brincadeiras, as pessoas, as festas, as músicas, as leituras, as alegrias e os amigos.
Estas experiências foram tão especiais que direcionaram minhas escolhas para o magistério e a pedagogia. Em janeiro de 2003, quase dezoito anos depois, ingressei como professora de Educação Infantil na minha escola do coração, onde reencontrei as minhas raízes e amigos. 
Sou apaixonada pela Educação Infantil e tenho muito orgulho de fazer parte da família Marialice Mencarini Foracchi!
Hoje sou quem acalma o choro, ensina brincadeiras, faz ensaios e ajuda a construir novas histórias significativas e felizes. Sou feliz em fazer parte da longa jornada que compõe o aprendizado das crianças em busca de seu desenvolvimento e evolução.
Gosto de saber que a minha história se mistura com a da EMEI, e sinto-me realizada a cada dia em que tenho o prazer de fazer o que sei melhor: ensinar minhas crianças.